Junho é mês de festa!

Para você que achava que Festa Junina, fogueira e quadrilha eram invenções nossa, o Blog do Marina trás algumas curiosidades sobre essa época festiva, e também as dicas das melhores festas do Rio!

As Festas Juninas são celebrações comuns em vários países relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, conhecidas como "festa de São João", apesar de Santo Antonio também ser um Santo junino (13 de junho).

Quem disse que só as festas juninas no Nordeste são animadas? Eles podem até ser as MAIS animadas, mas a celebração acontece muito no Norte da Europa (países como Dinamarca, Noruega e até Finlândia comemoram a moda deles, claro!) além de Portugal, Espanha, França e partes dos Estados Unidos, Porto Rico e até na Austrália!

Já a simbologia da fogueira vem lá da Idade Média, de uma lenda católica que conta sobre o acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

Balões nem pensar! A gente pula essa parte que hoje em dia é crime no Brasil por causa do risco de incêndio, mas na cidade do Porto, em Portugal é uma prática super comum!

A Quadrilha brasileira é insiparda na Quadrille, uma dança de salão francesa para quatro pares, que por sua vez foi a versão de uma dança campesina da Inglaterra. Ao longo do tempo, a Quadrilha brasileira se popularizou e evoluiu aumentando o número de pares e o abandonando os passos e ritmos franceses, entrando de vez para o folclore nacional.

Hoje em dia, essa "artificialidade rural" tanto nas roupas como no vocabulário é vista pelos foliões como uma atitude lúdica, teatral e festiva, mais do que como a expressão de um ideal folclórico.

No Nordeste, as festas são maiores, reunindo toda a comunidade e turistas, com muito forró, além da quadrilha! Inclusive Campina Grande, na Paraíba, celebra "O Maior São João do Mundo" durante 31 dias!!

Já no Sudeste, principalmente no interior, se mantêm a tradição da quermesses com barracas de sorteios, jogos com prêmios, bebidas e típica gastronomia caipira como: milho verde cozido, espetinhos assados, pamonha, vinho quente, canjica, maçã do amor, o popular quentão entre outras tantas guloseimas!

Finalizamos com o arraial que é o local onde ocorre a maioria dos festejos juninos. Normalmente um largo espaço ao ar livre cercado ou não, com muitas barraquinhas e decorado bandeirinhas de papel colorido, balões e bastante palha !

E no Rio, onde curtir uma boa festa junina? Mande a sua dica para nós!

Arraial do Monobloco - Morro da Urca - 19 e 20/06 a partir de 21:30

Roça in Rio, Arraial da Providência - Jockey Club - 19, 20 e 21/06 a partir 17:00 na sexta e 13:00 no sábado e domingo

São João da Feira - Feira de São Cristóvão - todos os finais de semana de junho a partir de 12:00

Arraial de Santa Teresa - em frente ao Bar do Serginho - 27/06

Arraial da PUC - Gávea - 27/06 de 15 às 23:00


Arraiá da Fundição com Elba Ramalho - Fundição Progresso - 10/07 a partir de 22:00

Arraiá da Marina - Marina da Glória - 17 e 18/07 a partir de 22:00

postado em: 17.6.09


Compartilhe

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial