O Rio Iluminado

Nos próximos dias você verá luzes diferentes por aí! Fique de olhos abertos!

O projeto Lumen — Intervenções Luminosas chega ao Rio de Janeiro depois de ter passado por Dubai, Roma e Madri.

A partir de 07 de agosto o Rio passa a fazer parte do roteiro de uma das vertentes mais interessantes da arte contemporânea. Até o dia 13 de setembro, seis artistas (três brasileiros e três estrangeiros) vão transformar ícones da cidade em obras de arte ao ar livre.

São seis os lugares "iluminados": o MAM - Museu de Arte Moderna, o Hotel Glória, os Arcos da Lapa, a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), o viaduto da Praça XV e o Hotel Marina All Suites, no Leblon.

Na estreia, serão inauguradas duas obras, que ficarão acesas por dez dias, desde o cair do dia até as 2h da manhã.

“A lei do silêncio”, do português Rui Calçada Bastos, mudará o visual do prédio da Esdi, na Lapa, com um microfone gigante que, conectado a um dispositivo de luz, captará os decibéis emitidos no local. Cada vez que os ruídos ultrapassarem os decibéis permitidos por lei, um feixe de luz “explodirá” ali.

Para o MAM, o artista plástico Albano Afonso criou a obra “Forjadores”, que desenhará na fachada do prédio dois corpos humanos feitos com milhares de lâmpadas.

Depois vem a vez do Hotel Gloria, pelo italiano Giancarlo Neri, que iluminar 76 janelas além do letreiro e do topo do prédio, entre os dias 21 e 30. Um globo luminoso de 70 centímetros assumirá a função de lua, subindo e descendo pela fachada.

Em um dos locais mais movimentados do Rio, o Viaduto da Praça XV, estará a obra “Clara, Clara”, da escultora paulistana Laura Vinci. Serão cinco grandes bolsas iluminadas, suspensas por cabos de aço.

Na última etapa do evento, entre 4 e 13 de setembro, o mineiro Eder Santos vai medir com um termômetro virtual a “febre” da cidade, com a instalação “Fever — Que fim levaram todas as flores”, a ser montada na fachada do Hotel Marina All Suites, no Leblon. Dependendo do calor do momento, as rosas brancas mudarão de cor e ficarão vermelhas.

Enquanto isso, o espanhol Daniel Canogar estará expondo a sua videoprojeção “Clandestinos Rio”, com figuras humanas escalando os Arcos da Lapa.

Para que tudo aconteça agora, essa produção teve início há três anos, quando começou a ser feita a captação de recursos e a seleção dos artistas pelo curador Paulo Reis. Mas foi em maio que a coisa realmente começou a tomar forma, quando os artistas vieram até o Rio escolher o lugar no qual trabalhariam.

Não deixem de conferir!

postado em: 3.8.09


Compartilhe

1 Comentários:

Blogger Zaz disse...

Opa, já assisti vídeos similares que utilizam a mesma tecnica de projeção! Quero muito prestigiar isto em minha cidade! E, se possível, gostaria de ver a montagem desses projetores.
Abs
Sarah Nunes

4 de agosto de 2009 às 15:30  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial